A REALP | AMIGO 2025 está organizada em 4 sessões temáticas, onde tentámos agregar ideias/conceitos chave, que obviamente se entrecruzam na sua complexidade estrutural. Globalmente, as temáticas propostas reúnem competências e preocupações, técnicas e científicas, da Rede de Estudos Ambientais – REALP e do Projeto ERASMUS Ambiente e Gestão – AMIGO.
Nestas sessões pretendemos discutir questões apresentadas em cada trabalho, identificando conflitos, sinergias e propondo soluções e caminhos mais resilientes às mudanças globais. A meta final é Sustentabilidade, ou seja, acreditar que é possível conservar os recursos naturais e promover o desenvolvimento social.
1. Saúde e Ambiente (SA): Nesta sessão pretendemos discutir de forma holística a relação entre a saúde humana e o ambiente na perspectiva Uma Saúde. Convidamos os autores a apresentarem trabalhos que nos conduzam à procura de novos caminhos e soluções para a Segurança Hídrica e Alimentar, compatíveis com a gestão e conservação dos ecossistemas e com a promoção da biodiversidade.
Ideias-chave: Segurança Hídrica; Segurança Alimentar; Uma Saúde; Biodiversidade, Ecossistemas; Gestão e Conservação
2. Sociedade e Educação (SE): Ligando a cultura à necessidade de equidade social e sociedades mais justas e democráticas, convidamos os autores a refletirem sobre sociedades plurais que promovam a governança e a literacia ambiental responsável, que preparem as sociedades humanas para as mudanças globais espectáveis num mundo cada vez mais incerto.
Ideias-chave: Património Cultural; Igualdade de Gênero; Equidade Social; Sociedade, Governança e Literacia Ambiental
3. Planeamento e Gestão do Território (PGT): O impacto no clima e nas temperaturas da Terra, resultante das atividades humanas, aumenta 0,2 °C por década. A década de 2011 a 2020 foi a mais quente alguma vez registada. As Nações Unidas estimam que 2024 possa ficar conhecido como o ano mais quente da história desde o início dos registros. Um aumento de 2 °C em relação às temperaturas da época pré-industrial tem um impacto negativo considerável no ambiente natural e na saúde e bem-estar dos humanos, incluindo um risco mais elevado de ocorrerem alterações ambientais catastróficas, associadas a eventos climáticos extremos. Neste contexto atual de um enorme risco para a sociedade humana, para o ambiente e para a biodiversidade, é necessário implementar medidas de ajuste e adaptação aos impactes atuais e futuros das mudanças climáticas. É necessário um planeamento e gestão do território sustentável para nos tornarmos resilientes às alterações. São estes aspetos que nos propomos discutir, abrindo espaço à reflexão e à procura de soluções sustentáveis.
Ideias-chave: Mudanças Climáticas e Riscos; Planeamento; Ordenamento; Gestão do Território.
4. Tecnologia e Inovação (TI): A Tecnologia e a Inovação são conceitos fundamentais para o desenvolvimento de um modelo social mais justo e sustentável. A Tecnologia e Inovação implementada de forma sustentável, poderá melhorar a vida quotidiana de milhões de pessoas em todo o mundo, contribuindo para solucionar alguns dos maiores desafios da sociedade atual, como sejam as mudanças climáticas, os transportes sustentáveis e as energias renováveis. Por outro lado, gera valor acrescentado ao incentivar a colaboração internacional entre equipas de investigação de diferentes disciplinas, numa perspectiva inter e transdisciplinar, fundamental para os progressos científicos. Estimulam-se os autores a apresentarem trabalhos que nos incentivem nas busca de soluções tecnologicamente inovadoras.
Ideias-chave: Energia e descarbonização, Economia Circular; Bioeconomia