A REALP | AMIGO 2025 inclui conferencistas convidados integrados na programação geral e nos Workshops, organizados em conjunto com projetos europeus e nacionais.
Conferência Inaugural: a Confirmar
Conferência: Inteligência Artificial e Ambiente: Desafios e Contributos
Paulo Quaresma é Professor Catedrático do Departamento de Informática da Universidade de Évora e Vice-Reitor para a Investigação, Inovação e Internacionalização da Universidade de Évora. Foi Membro do Conselho de Administração da Fundação para a Ciência e Tecnologia – FCT em 2021. Na Universidade de Évora, foi Vice-Reitor para a Investigação e Desenvolvimento de 2014 a 2018 e Diretor da Escola de Ciências e Tecnologia de 2009 a 2013. É doutorado em Informática pela Universidade Nova de Lisboa, com especialização em Inteligência Artificial (IA) e Processamento de Linguagem Natural e Agregação em Informática pela Universidade de Évora. Foi responsável de vários projetos de investigação, financiados por entidades portuguesas e europeias. É autor de mais de 100 artigos científicos e orientador de várias teses de mestrado e de doutoramento. Os seus principais interesses de investigação são a Inteligência Artificial, com especial incidência no Processamento de Linguagem Natural. Foi o responsável pela criação do AI & BigData Lab na Universidade de Évora, com um cluster de 2 supercomputadores NVIDIA DGX-A100, com especial foco em IA. É um dos coordenadores do PORTULAN CLARIN, a Infraestrutura Portuguesa para as Tecnologias da Linguagem, financiado pela FCT. Em 2020, foi o coordenador geral da Conferência PROPOR – Processamento Computacional do Português, a conferência mais relevante neste domínio. Em 2023 foi o presidente da IDEAL “International Conference on Intelligent Data Engineering and Automated Learning”.
Conferência: Gestão de Resíduos e Economia Circular
Graça Martinho é Professora Catedrática do Departamento de Ciências e Engenharia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa – NOVA FCT. É doutorada em Engenharia do Ambiente (sistemas sociais) e mestre em Engenharia Sanitária. Desempenha atualmente os seguintes cargos: Presidente do Departamento de Ciências e Engenharia da NOVA FCT; membro da Direção do centro de investigação MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente; coordenadora da unidade regional MARE NOVA; membro da comissão diretiva do Laboratório Associado ARNET – Aquatic Research Network; membro da Comissão de Acompanhamento da Agência Portuguesa do Ambiente (CAGER). Exerceu as funções de Subdiretora da NOVA FCT para os assuntos científicos e académicos (2011-2018), de Provedora do Estudante da NOVA (2018-2021), de cocoordenadora do Plano Nacional de Gestão de Resíduos (PNGR 2030) e do Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU 2030). As suas áreas principais de ensino e investigação são: planeamento e instrumentos para gestão de resíduos, gestão de fluxos específicos, sistemas de recolha de resíduos, processamento mecânico e reciclagem material, modelos de gestão de resíduos para a economia circular e psicologia social aplicada à gestão de resíduos.
Conferência de Encerramento: A Ciência, Tecnologia e Inovação como fatores de consolidação da cooperação entre as universidades dos países de língua portuguesa: Caminhando juntos faremos a diferença
Orlando António Quilambo é Professor Associado da Faculdade de Ciências da Universidade Eduardo Mondlane. Foi Reitor da Universidade Eduardo Mondlane de Moçambique de Maio de 2010 – Abril de 2022, depois de ter sido Diretor Cientifico e Vice-Reitor Académico por mais de 10 anos. É Doutor em Ciências Naturais, com especialização em Fisiologia Vegetal, pela Universidade de Gröningen na Holanda. Tem formação pedagógica no ensino de Biologia e Química pela Universidade Eduardo Mondlane e pela Escola Superior de Pedagógica de Güstrow na República Democrática Alemã. É membro de vários organismos internacionais de gestão da educação e publicou artigos na sua área de especialidade e alguns na área de gestão do ensino superior. Foi reconhecido com várias distinções, entre as quais a Galeria dos Melhores na ex-RDA, medalha Bagamoyo da Assembleia Popular em 1989, Cientista do Ano em 2000, entre outras menções honrosas. Foi Presidente da Associação das Universidade Africanas, fundador e Vice-Presidente da Associação do Educação a Distância dos Países de Língua Portuguesa. De 2005 a 20 de fevereiro de 2009, foi Presidente da Comissão Instaladora da Academia de Ciências de Moçambique e desde março de 2009, é Presidente da Academia de Ciências de Moçambique.