A REALP | AMIGO 2025 organiza 3 Workshops em colaboração com 2 projetos europeus e 1 projeto nacional, em áreas técnicas e científicas de abrangência e interesse global. Pretende-se alargar a discussão para além das fronteiras de cada projeto penetrando no espaço da REALP e do AMIGO.
1. Workshop SD-Wishees: Climate Change, Cultural and Natural Heritage
O projeto SD-WISHEES visa permitir a coordenação estratégica e a colaboração intersetorial entre agências de financiamento, investigadores e atores sociais, para a promoção e proteção do património cultural (sítios históricos, sítios naturais e bens intangíveis) na Europa, e não só, em resposta a eventos hidroclimáticos extremos.
A relação entre eventos climáticos extremos e o impacte no património cultural, incluindo o património natural, é de importância crítica para a preservação da identidade e memória coletiva das comunidades. Alterações climáticas intensificam fenómenos como tempestades, inundações, secas e incêndios florestais, que podem causar danos irreparáveis a monumentos históricos, sítios arqueológicos e paisagens naturais de grande valor cultural. Estes eventos afetam ecossistemas comprometendo a biodiversidade e os serviços ecossistémicos que sustentam comunidades humanas. A perda ou deterioração desse património não só ameaça a herança cultural, mas também impacta o turismo, as economias locais e as tradições associadas, tornando urgente o desenvolvimento de estratégias de mitigação e adaptação que integrem a preservação cultural e ambiental.
Neste workshop pretendemos discutir que estratégias são mais eficientes para aumentar a resiliência do património cultural e natural aos eventos climáticos extremos e promover o desenvolvimento de projetos conjuntos entre as regiões Europeia e Africana.
2. Workshop Water4All: Research networking and contribution to sustainable development goal 6
A Parceria Europeia Water4All tem como objetivo garantir a segurança da água para todos, tendo em consideração os desafios das alterações climáticas, as metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e a competitividade e crescimento da União Europeia. É co-financiada no âmbito do programa Horizonte Europa.
As redes de investigação desempenham um papel crucial na concretização do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 – Água potável e saneamento para todos, promovendo a colaboração entre países, setores e disciplinas para enfrentar desafios complexos relacionados com a gestão da água. A parceria europeia Water4All é um exemplo significativo desse esforço, reunindo instituições de investigação, decisores políticos, empresas e comunidades para desenvolver soluções inovadoras e integradas que garantam o acesso sustentável à água limpa e ao saneamento. Esta rede permite a partilha de conhecimentos, recursos e melhores práticas, promovendo uma abordagem holística que inclui a melhoria das infraestruturas, a monitorização da qualidade da água, a redução da poluição e a adaptação às mudanças climáticas. Além disso, contribui para fortalecer a capacidade de resposta coletiva às crises hídricas a nível internacional e para a implementação de políticas baseadas em evidências, assegurando um impacto duradouro na gestão da água e no bem-estar das populações.
Neste workshop pretendemos promover a facilitação da troca de ideias e facilitação de contactos entre a Water4All e comunidade REALP e Erasmus AMIGO para a promoção do desenvolvimento da cooperação entre a Europa, e os Países AMIGO, nos quais se incluem os de língua oficial portuguesa em África, América Latina e Pacífico.
Conferência: “Energy-Food-Ecosystem Nexus approach (WEFE Nexus)”. Por Ali Rhouma – Senior project officer at PRIMA foundation.
O Prof. Ali Rhouma é responsável pelos projetos na área do Water-Energy-Food-Ecosystem Nexus approach (WEFE Nexus) da Fundação PRIMA. Foi responsável pela avaliação de sistemas água-energia-alimentos e demonstrou uma profunda perspicácia na compreensão dos meandros das políticas do nexus energia-água-alimentos na região mediterrânica. É licenciado em Engenharia Agrícola (INAT-Tunísia), possui mestrado europeu em Ambiente (Instituto Federal Suíço de Tecnologia) e doutoramento em agricultura (UCBL-França). Tem mais de 20 anos de experiência em investigação agrícola na Tunísia e na região mediterrânica e liderou vários projetos de investigação e inovação, sendo coautor e autor de 122 publicações e 4 patentes nacionais. Participou em vários projetos europeus (FP6, FP7, H2020) para o reforço do diálogo político sobre C&T na região euro-mediterrânica. Anteriormente, trabalhou no Ministério da Agricultura da Tunísia como diretor do Departamento de Investigação.
3. Workshop PRR CANTE: Uma saúde, perspetivas e experiências integradas
O projeto CANTE – Do Conceito à Abordagem Uma Só Saúde, perspectivas e experiências iNTEgradas no Alentejo em rede para o Mundo num processo top-down – considera 2 casos de estudos, assente em setores de produção de importância económica para Portugal, particularmente para a região Alentejo: Produção agrícola – arroz; Produção pecuária – porco alentejano. Sendo objetivos do projeto: i) Adaptação de práticas inovadoras para a transição agroenergética e agroecológica e para a redução da resistência a antimicrobianos; ii) Monitorização, criação de biobanco e base de dados para estudar tendências temporais, prever e preparar doenças emergentes; iii) Promoção de uma transição digital que promova a educação para Uma Só Saúde não deixando ninguém para trás; iv) Implementação de modelos de governança participativa que incluam atores de diferentes pilares, potenciem a atração de jovens mulheres na agricultura.
Como consequência das ações do ser humano e das suas políticas globais, nos últimos 2 séculos têm-se assistido a uma rápida degradação dos ecossistemas naturais com sérios riscos para a saúde humana e animal. A Terra está a aquecer rapidamente com consequências imprevisíveis na disponibilidade de água em várias regiões do globo, nomeadamente na região Mediterrânica. Na Europa as políticas atuais, do Horizonte Europa à agricultura, reforçam a necessidade de uma coordenação entre diferentes áreas, numa abertura à inter/transdisciplinaridade, patente na Agenda de Inovação para a Agricultura 20|30 e na Agenda 2030 – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Por outro lado, é reconhecida a necessidade de soluções inovadoras que considerem a resiliência dos sistemas, na perspectiva complexa, da conservação e proteção da biodiversidade, do provisionamento de Serviços de Ecossistemas e do crescimento de um sistema agrícola inovador, para a geração futura. Nesta perspectiva conceptual, que integra o paradigma de “Uma Saúde”, a sociedade humana passa a ser considerada como um elemento pertencente ao ecossistema que aproxima a espécie humana às outras espécies, fundamental para uma gestão integrada que inclua a avaliação e a adoção de soluções adaptativas, crucial na transição para uma economia circular de baixo carbono.
Neste workshop serão apresentados e discutidos os principais resultados do projeto CANTE. Pretende-se igualmente discutir em fórum internacional alargado, a continuidade do trabalho considerando sinergias de financiamento.