Roteiro da visita à Herdade de Freixo de Meio & Cromeleque dos Almendres: Programa da visita_ Visit programme
Para se inscrever no jantar social do evento no dia 4 de setembro (Hotel M’ar de Ar Muralhas) às 20.30h (hora prevista) – custo de 31€; assim como na visita, preencha o formulário: https://forms.gle/TtCK1NDctJNhcVu7A
1. Dia 2 de setembro 18.00h: Grupo de Cantares de Évora
2. Exposição de projetos de Design Gráfico com o título: LIFE OF LAND — A view from graphic design.
A exposição apresenta uma seleção de 14 Posters desenvolvidos pelos estudantes de Design (Laboratório de Design Gráfico II) da Escola de Artes da Universidade de Évora. Partindo dos 12 subtemas (globalgoals.org) do 15.º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para 2030, os trabalhos apresentam uma forte componente concetual para a consciencialização da preservação da natureza. Um dos Posters foi premiado no concurso internacional BIAH (biahposter.com) organizado pela Bolu Abant İzzet Baysal University (Turquia) e integrou o catálogo final com as obras selecionadas por um júri internacional.
Datas: 2 – 30 Setembro 2025
Inauguração terça-feira, 2 de setembro às 18h30
Local: Cisterna do Colégio Espírito Santo
Curador e organizador da exposição: Tiago Navarro Marques
Coorganização: Exposição integrada no programa do XXV Encontro da Rede de Estudos Ambientais de Países de Língua Portuguesa-REALP.
3. De 2-6 de setembro Exposição de fotografias de Luís Pavão: Expedição a Santo Antão: água, geologia, ocupação de solo, na sala 124 | sala do Conselho Universitário | The Joseph of Egypt room.
Folha de sala: Folha de Sala_ Exposição de Fotografia_Santo Antão
4. De 2a 6 de setembro mostra dos filmes: Coração de Mar, Direção: Larissa Malty e Neto Borges; Território Invisível, Direção: Larissa Malty
Sinópse: A arte brasileira é farol da imigração em Portugal. Os encontros acontecem ao longo do percurso e a arte é o espaço que acolhe viajantes, todos escutam a mesma música, numa coreografia coletiva, em sincronicidade, seguem para a mesma praça. A vida do imigrante é o próprio caminho, seu coração é de mar.
Sinópse: Este é o espaço temporário de quem habita e trabalha nas ruas. Um diálogo entre os invisíveis e o mundo. Somos todos, de alguma forma, esquecidos nalgum canto invisível da cidade.
O mundo é representado pelo globo, personagem principal da trama, ele passa pelas mãos de uma Velha, um Malabarista e uma Criança, que conversam com o planeta a partir de sua invisibilidade. De alguma forma esquecidos estes personagens estavam esquecidos nalgum canto invisível da cidade, seus pensamentos se cruzam, num constante diálogo, interligados pelo território, pela solidão e pela liberdade.
5. Concerto de música Jazz, pelo SEA JAZZ — Quartet
Quarteto de Estudantes da Classe de Jazz do Departamento de Música da Escola de Artes da Universidade de Évora, constituído por Beatriz Baptista (voz jazz), Ruben Belchior (guitarra baixo), Raul Caldeira (guitarra jazz) e Manuel Rico (bateria jazz).
Data: 3 Setembro 2025 às 18h30
Local: Claustro pequeno do Colégio Espírito Santo
Organização: Coordenadores Manuela Morais e Tiago Navarro Marques
Concerto integrado no programa do XXV Encontro da Rede de Estudos
Ambientais de Países de Língua Portuguesa-REALP.